Review JPC – Linda Linda Linda

by

Linda Linda Linda  ( リンダ リンダ リンダ)

Ano: 2005

Direção: Nobuhiro Yamashita

Duração: 114 minutos

Elenco: Bae Doo Na (Son, vocalista), Aki Maeda (Kyoko, bateria), Yuu Kashii (Kei, guitarrista), Shiori Sekine (Nozomi, baixo)

Avaliação: regular

Kei, Nozomi, Kyoko, Moe e Rinko são estudantes da Shibazaki High School e pretendem tocar com sua banda no festival escolar. Mas dias antes do evento iniciar, Kei briga com Rinko e Moe fratura um dos dedos, fatos que provocam uma crise no grupo e uma eventual ameaça de desistência do festival. Desfalcadas, as três componentes restantes tentam procurar uma nova vocalista, e Kei tenta se virar como guitarrista no lugar de Moe.

Ao mesmo tempo em que os problemas com as três garotas vão surgindo, o filme apresenta uma nova e importante personagem no enredo: Son, a garota sul-coreana que monta, com a ajuda de sua professora, uma sala reservada para o festival apenas com elementos da cultura de seu país. Sem conseguir se expressar direito em japonês, Son realiza suas tarefas de maneira despreocupada, até que um convite repentino vindo de Kei a espanta: ela foi escolhida, através de um critério muito bizarro, para ser a nova vocalista da banda. A partir daí, vários acontecimentos vão surgindo, até o pedido de namoro feito em coreano por um garoto que sempre encontra Son tirando o lixo no pátio da escola.

Tendo a música como linguagem universal, a banda consegue se entender, apesar da dificuldade de Son em cantar em japonês as músicas da banda japonesa Blue Hearts, incluindo a faixa que dá nome ao filme.

Pontos positivos/ negativos: Muitas pontas soltas foram deixadas no filme, como o fato de Son estar no Japão, os pedidos de namoro feitos para duas personagens, a briga de Rinko e Kei ter terminado sem uma solução, entre vários outros acontecimentos. É uma sensação meio esquisita o filme terminar e você sentir que muitos fatos poderiam ter sido esclarecidos ao público, que esperava mais do enredo. A narrativa do filme é um pouco desarticulada, deixando a película meio confusa para se assistir.

O filme inteiro possui poucas falas, principalmente pela dificuldade de Son em articular frases em japonês. Mesmo as personagens japonesas não dialogam muito, deixando o filme um pouco monótono, culpa em parte da falta de agilidade nos fatos que vão surgindo. O enredo, focado principalmente no desenvolvimento da banda, deixa a desejar nos fatos que poderiam atrapalhar o objetivo das protagonistas, tornando a história menos interessante do que ela poderia ser.

Apesar dos pesares, há passagens curiosas no filme, como o pedido de namoro em coreano, o momento em que Son canta sozinha no karaokê e o sonho bizarro de Kei antes da exibição da banda, nomeada como Param Maum (Corações Azuis em coreano).

Curiosidades:

  • Shiori Sekine é baixista na banda Base Ball Bear;
  • Quatro estrangeiros fizeram uma aparição rápida como os Ramones;
  • Yuu Kashii é esposa de Joe Odagiri, tendo a mesma data de aniversário que ele;
  • Linda Linda Linda é o primeiro filme japonês em que Bae Doo Na participa; o segundo é Air Doll, exibido recentemente em Cannes;
  • A trilha sonora do filme foi composta em grande parte por James Iha, que foi guitarrista do Smashing Pumpkins.
  • Trailer do filme:

    Imagens do filme







    Tags: , , , , ,

    5 Respostas to “Review JPC – Linda Linda Linda”

    1. Lali Says:

      Gostei muito da review! Especialmente das curiosidades… não imaginava que a baixista do Base Ball Bear também atuava! Foi uma novidade feliz! Fiquei um pouco curiosa, apesar do que foi dito… mas e a preguiça de arranjar o filme? XDD

      • tati vorspier Says:

        Eu esperava mais do filme, apesar de ele ser bobinho. =/

        Os filmes consigo todos via torrent retirados do Piratebay.

    2. Denys Fantasma Almeida Says:

      É esse o filme com cenas parecidas com Haruhi Suzumiya? Tenho maior vontade de assistir!

    3. jiones val mamoto Says:

      oi gostaria de conhecer em cuiabá mt primcesas japonesas para namoro muito serio sou de minas mas estou mudando para cuiabá mt a trabalho tenho moto grande moro sozinho sou muito tristi meus pais saõ falecidos porisso naõ gostaria de morar me em cuiabá sozinho não comheço nada nessa cidade. edlsonlopez39@hotmail.com

    4. Clipe da banda Base Ball Bear em animação « Japan Pop Cuiabá Says:

      […] Vale lembrar que a baixista Shiori Sekine, que também acumula a função de backing vocal, atuou no filme Linda Linda Linda, que já postamos aqui no blog. […]

    Deixe um comentário

    Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

    Logotipo do WordPress.com

    Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

    Foto do Google

    Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

    Imagem do Twitter

    Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

    Foto do Facebook

    Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

    Conectando a %s


    %d blogueiros gostam disto: