Evacuação em massa na costa do Japão por ameaça de Tsunami

by

Devido ao terremoto de magnitude 8,8 que atingiu o Chile no sábado e ao aumento brusco do nível do mar no litoral pacífico japonês, a agência meteorológica japonesa previu um maremoto de grande proporções na costa norte do arquipélago e emitiu neste domingo o alerta vermelho de tsunami – o primeiro em 15 anos.

O alerta, no entanto, foi reduzido para “normal” pelas autoridades japonesas às 10H01 GMT, apesar do centro americano já ter suspendido os alertas para todos os países com litoral para o Oceano Pacífico.

Centenas de milhares de pessoas foram evacuadas da costa e alojadas em escolas e edifícios públicos, onde foram estocados água, mantimentos e cobertores. Essas medidas afetam, principalmente, as cidades de Aomori, Iwate e Miyagi, ao norte da Ilha de Honshu, as mais vulneráveis ao risco de forte maremoto.

O ministério de Defesa do Japão ordenou patrulhas aéreas no litoral pacífico, que tem 3.000 km de extensão, para identificar tsunamis enquanto o primeiro-ministro japonês, Yukio Hatoyama – em mensagem transmitida em rede nacional – fez um apelo à população: “Não se aproximem da costa por nada neste mundo. Não devemos baixar a guarda.” E completou: “Nunca podemos nos sentir otimistas e pensar que estamos a salvo porque já chegou a primeira onda. Um tsunami é algo que é preciso temer.”

Saiba mais sobre o terremoto no Chile

Fonte: G1, Estadão online

Tags: , ,

Deixe um comentário