Shonen Jump pede que leitores não façam upload dos títulos publicados

by
Página com o pedido dos editores

Página com o pedido dos editores

A Weekly Shonen Jump publicou em sua última edição lançada, a de nº 20, uma nota na qual editores pedem para que fãs e leitores não façam mais upload dos títulos publicados pela revista, evitando que surjam scans em outros lugares.

Segue a nota publicada (tradução livre)

Existem muitas pessoas hoje que postam mangás na internet de maneira ilegal. E essas cópias ilegais (os scans) não são compatíveis com os sentimentos dos autores, cuja intenção de querer que o mangá seja lido (em sua versão oficial, legal) é distorcida. A postagem dessas cópias na internet não apenas atinge o mangaká na vida real, como também fere a lei, mesmo que seja feita sem más intenções. Toda vez que descobrimos alguma cópia ilegal, discutimos com os mangakás possíveis contramedidas, mas o grande número de pessoas sem consideração para com o problema é grande, e não há como lidar com todas elas.

Nós faremos um pedido para todos os nossos leitores: as cópias ilegais na internet ferem profundamente a cultura do mangá, os direitos e as almas de seus autores. Por favor, entendam mais uma vez que tudo isso é contra a lei. Além disso, os mangakás e a Shueisha lidarão severamente contra conteúdo ilegal disponível na internet. Pedimos que todos os nossos leitores continuem a nos apoiar. 

Apesar do apelo, é difícil que os leitores sejam sensibilizados a parar de realizar os uploads. Com a internet, mesmo que uma página ou mecanismo de distribuição ilegal seja bloqueado, haverá sempre alguém disposto a fazer brotar novas maneiras de burlar probições.

Fonte: Alafista e Manga Helpers

Tags: , , , ,

6 Respostas to “Shonen Jump pede que leitores não façam upload dos títulos publicados”

  1. daniel Says:

    Eu não posso afirmar com toda a certeza do mundo, mas acredito que dentro do próprio departamento editorial da Jump ou da Shueisha tenha alguém que faça esses uploads de scans, caso contrário acho que seria pouco provável que scans de Naruto, One Piece, Bleach e Bakuman, dentre outros tantos títulos da Jump saíssem TRADUZIDOS na Internet no MESMO dia que a revista vai às bancas japonesas, às vezes até dois dias antes…
    Esse lance de ‘scans são ilegais’ já foi debatido até a exaustão e ainda não vimos o final dessa história, já que como foi dito, haverá sempre alguém disposto a fazer brotar novas maneiras de burlar proibições, mesmo que seja para que possamos conhecer títulos novos que ainda não saíram em idiomas que entendamos.

    • vorspier Says:

      Eu sei que esses títulos saem rápido, mas não tinha noção de que saíam praticamente antes das antologias ganharem as revistarias. Se for, acredito que a própria Shueisha deveria cortar na própria carne para mostrar que eles estão mesmo decididos a diminuir o volume dos scans na internet.

      Mas reforçando o que eu disse ali no post, vai ser complicado porque acabando com uma fonte de scans, vai sempre surgir outra no lugar.

  2. Mangaká Says:

    Definivamente é muito difícil discutir isso. E será mesmo que os autores, muitas vezes muito bem de vida, são tããão afetados assim pelos scans? Hã? E também, eu acho que isso teria mais sentido dentro de países mais pobres como o Brasil, em que um trabalhador comum nem sempre teria grana de sobra pra dar pros filhos comprarem mangá. No Japão eu não acho que isso seja um problema grave, eles vivem uma realidade muito diferente da nossa.

    E outra, se não fosse os scans, duvido muito que muita gente, especialmente daqui mesmo, se interessasse em determinados títulos. Já não fizeram baixo assinados para virem certos mangás? Com certeza isso nunca teria acontecido sem os scans. Acho que essa atitude da revista é querer lutar contra o fogo. Enquanto existirem scanners e câmeras e enquanto mangás forem uma mídia de fácil conversão em bits, duvido que isso vá acabar tão cedo…

  3. Em editorial, Shūeisha faz apelo contra scans dos mangás da Shōnen Jump | Rádio Blast! Says:

    […] Japan Pop. · permalink […]

  4. Ponto Caffé | Melhores da Semana (23 de Abril) Says:

    […] Shonen Jump pede que leitores não façam upload dos títulos publicados […]

  5. Roxie Rocks Says:

    Eu entendo que é ilegal ler os scans dos mangás e que não é nada legal para os mangakás fazer isso, mas eu tenho que acompanhar os mangás que eu gosto e é meio difícil fazer isso aqui no ocidente quando as editoras daqui não acompanham o trabalho das editoras japonesas.

    Mas em compensação, eu compro os mangás que eu gosto toda vez que sai um volume novo, porque eu gosto do mangá e para apoiar a série original.

    Quem é fã de verdade apoia as series originais, eu acredito que isso que é ser um verdadeiro otaku.

    Bjos Roxie

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: