Japão deve libertar capitão chinês pivô de tensão na Ásia

by

O capitão chinês Zhan Qixiong, 41, preso no dia 8 acusado de colidir contra dois navios da guarda costeira japonesa e de impedir o trabalho de funcionários nipônicos, deverá ser solto em breve. A prisão de Qixiong havia sido estendida para o dia 29 deste mês, e sua libertação em breve se deve às tensões existentes entre a China e o Japão, cujo relacionamento diplomático foi cortado no âmbito ministerial.

Qixiong está encarcerado em uma prisão no sul do Japão. Sua prisão desencadeou uma série de protestos anti-nipônicos na China, que estão influenciando de maneira negativa as relações comerciais entre os dois países asiáticos.

O local onde o embate entre japoneses e o chinês aconteceu é alvo de disputa entre Japão, China e Taiwan. As ilhas Senkaku ou Diaoyu, localizadas no Mar da China, são controladas pelos japoneses e reivindicadas por nacionalistas taiwaneses e chineses.

Retaliação – a decisão de libertar Qixiong veio após a notícia da prisão de 4 funcionários de uma companhia japonesa de construção, que teriam entrado ilegalmente em zona militar e filmado o local sem permissão. Os funcionários estariam na China para eliminar resquícios de armas químicas usadas durante a Segunda Guerra Mundial.

Fonte: Globo e Google News

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: