“Cultura Gyaru” – Gyaru-moji

by

Como o 1337 (Leet), o gyaru-moji consiste na substituição de símbolos por outros, ou por combinações, que sejam visualmente semelhantes. São utilizados letras ocidentais, letras gregas, katakana ou kanji no lugar do hiragana e outros símbolos.

Além da substituição dos símbolos, o gyaru-moji tem seu vocabulário e gramáticas próprios que, graças a flexibilidade do idioma japonês, não são considerados errôneos, mas causam estranheza e até mesmo leva falantes do japonês a não entenderem o que as mensagens querem dizer.

O gyaru-moji é bastante utilizado por jovens em geral, mas a maior parte de seus adeptos são meninos e meninas que seguem ou simplesmente  gostam da moda gyaru. Por isso o nome dado acabou sendo o “gyaru-moji” (caractere gyaru).

Apesar de ter surgido para ser usado em mensagens de celular e na internet, o gyaru-moji tem se expandido, o que causa certa preocupação na sociedade japonesa.
Assim como o “internetês” brasileiro se apossou de trabalhos escolares e da vida diária das pessoas, o gyaru-moji segue por esse lado. Já foram registrado casos até mesmo  de trabalho em empresas escritos dessa forma “inconveniente” e também legendas de karaokê em bares.

TABELA DE CONVERSÃO:

Apesar da gramática própria, entender o que os símbolos significam já é um grande caminho para “entender” o gyaru-moji, por isso tabelas de conversão rodam a internet.

Além disso, um site foi criado para a tradução de japonês para gyaru-moji e vice e versa.

Anúncios

Tags: ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: