Japão fica no 94º lugar em ranking de igualdade de gêneros

by

O Japão teve uma tímida melhora no ranking anual de igualdade de gênero, conduzido pelo Fórum Mundial de Economia, ficando em 94º lugar em 2010. Em 2009, o país ficou em 101º lugar, posição muito distante das atuais campeãs localizadas na região nórdica da Europa – Islândia, Noruega, Finlândia e Suécia.

No estudo que dá origem ao ranking, são analisadas as disparidades de gêneros  que ocorrem em relação aos salários, ocupação de cargos parlamentares, acesso à educação e participação no mercado de trabalho, entre outros fatores. No estudo, foram pesquisados 134 países.

No caso japonês, a melhora foi provocada pelo número maior de mulheres em cargos políticos e aumento do rendimento. Numa comparação entre países asiáticos, o arquipélago fica atrás da China (61º) e das Filipinas (9º) e à frente da Coreia do Sul(104º).

Em uma pesquisa divulgada neste ano pela Pew Research Center, dos EUA, dos 22 países estudados o Japão e o Brasil eram os que mais desejavam melhorias na igualdade de gênero. Na pesquisa, 89% dos japoneses responderam que o país precisa mudar para garantir mais direitos iguais entre homens e mulheres.

Com 54% das vagas no ensino superior, as japonesas que conseguem conquistar cargos de liderança constituem apenas 9%.

Fontes: BBC e Japan Times

Anúncios

Tags:

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: