Jogadora campeã de Shogi perde partida contra computador

by

 

Ichiyo Shimizu

 

A jogadora de Shogi (xadrez japonês) Ichiyo Shimizu, a mais vitoriosa mulher neste jogo tradicional, perdeu uma partida realizada nesta segunda-feira (11) contra o computador Akara 2010. A partida entre os dois durou 6 horas e 3 minutos, sendo permitida pela Associação Japonesa de Shogi.

Shimizu, de 41 anos, detém 45 títulos importantes na modalidade. O computador Akara, responsável por sua derrota, contou com estratégias elaboradas por 4 softwares independentes, como o Gekisahi, que ganhou o 20º campeonato de shogi entre computadores ocorrido em maio deste ano. Foram necessários 86 movimentos do computador para finalizar a partida.

O jogo, realizado na Universidade de Tóquio, selou 35 anos de trabalho dos programadores tentando desenvolver um software suficiente para derrotar jogadores humanos. Mesmo se sentindo frustrada por ter perdido para um computador, Shimizu saiu fortalecida com a experiência e com o respeito dos desenvolvedores do Akara.

A Associação Japonesa de Shogi decidiu banir, a partir de 2005,  jogadores profissionais que participam, sem permissão, de partidas contra computadores . A partida entre Shimizu e Akara só foi possível com o pedido da Sociedade do Processamento de Informação do Japão. Antes deles, o último jogo entre humanos e computadores foi realizado em 2007, com o jogador Akira Watanabe derrotando o software Bonanza.

Fontes: Mainichi e Japan Times

Anúncios

Tags: , ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: