Renda de jovens japonesas supera a de homens

by

A renda  média mensal das mulheres jovens e solteiras no Japão ultrapassou a dos homens, segundo um estudo conduzido pelo Ministério de Assuntos Internos do arquipélago. Relativo ao ano de 2009, o estudo revelou que as mulheres solteiras abaixo dos 30 anos tiveram um rendimento mensal médio de  218.156 ienes, superando os 215.515 ienes amealhados pelos homens. Os principais fatores para essa diferença foram a crise econômica mundial – que afetou exportações de indústrias, cujos postos de trabalho são ocupados em sua maioria por homens – e o fato de que os salários masculinos, por serem maiores, sofreram mais cortes.

A entrada de mulheres em postos de trabalho nas áreas de enfermagem e medicina, principalmente com o aumento do número de idosos no Japão, e a maior oportunidade em carreiras relacionadas às finanças foram algumas das grandes impulsoras dessa marca. Entretanto, o aumento na renda não significa que as coisas vão mudar daqui para frente para as mulheres, já que é muito cedo para dizer se essa melhora vai ser duradoura.

Em 2008, as mulheres japonesas ocupavam 4,1% das vagas de liderança em empresas privadas. Este ano, o Japão ficou em 94° lugar no ranking de igualdade de gêneros.

Fonte: Reuters

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: