Vídeo de colisão entre barco chinês e navios japoneses vaza na internet; japoneses investigam divulgação no Youtube

by

Autoridades japonesas investigam o vazamento de um vídeo que mostra o momento em que navios japoneses e um barco chinês colidem, dando origem às tensões entre as duas maiores potências asiáticas. O capitão chinês Zhan Qixiong, 41, foi preso no dia 8 de setembro quando teria tentado impedir a aproximação de navios próximos às ilhas Senkaku – ou Diaoyu – ponto de disputa entre China e Japão.

O primeiro-ministro japonês Naoto Kan pediu desculpas ao parlamento nipônico, e pedirá ao Google informações sobre a fonte responsável pelo vazamento do vídeo, gravado pela guarda costeira japonesa. O material estava sendo mantido em sigilo pelo governo japonês para evitar maiores tensões com a China, palco de inúmeros protestos de nacionalistas furiosos com as atitudes do Japão.

O vídeo, de 44 minutos, foi reconhecido como legítimo e muito semelhante ao que foi editado e exibido às autoridades responsáveis pelo caso. O upload foi feito na sexta-feira no Youtube, e repercutiu na imprensa nipônica. Apesar da polêmica, a guarda costeira japonesa recebeu inúmeros contatos via telefone e e-mails, muitos deles manifestando apoio para o responsável pelo vazamento do vídeo.

Fonte: Google News

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: