Laureados com o Nobel da Paz se reúnem no Japão

by

Vários laureados com o Nobel da Paz nos últimos 40 anos se encontraram no Japão, mais precisamente em Hiroshima, local estratégico por ser a primeira cidade a ser atingida pela bomba atômica durante a Segunda Guerra Mundial. Todos os convidados para o encontro discutiram o apoio contra a disseminação de armas nucleares, bem como para pedir a libertação de dois ganhadores do Nobel que encontravam-se presos. Um deles, a ativista Aung Sam Suu Kyi, foi libertada no sábado após seu período de detenção domiciliar ter expirado. Ela estava presa havia 15 anos por lutar pela democracia em seu país, Myanmar.

O encontro anual dos laureados com o Nobel da Paz lamentou a prisão de Liu Xiaobo, o vencedor do prêmio neste ano. Liu foi um dos líderes estudantis que comandou protestos pela garantia dos direitos humanos na China, e foi sentenciado a 11 anos de prisão por subversão do poder estatal.

Entre os presentes ao encontro, estavam o Dalai Lama, o ex-presidente sul-africano Frederik Willem de Klerk, o ex-presidente egípcio Mohamed El Baradei, a professora americana Jody Williams e a advogada iraniana Shirin Ebadi. Entre os ganhadores ausentes, estavam Mikhail Gorbachev e o presidente americano Barack Obama.

Fonte: Google News

Anúncios

Tags: ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: