Desempenho da educação do Japão em ranking da OCDE melhora

by

A avaliação do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes da  OCDE – Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico – divulgou nesta semana os resultados colhidos em 65 países e regiões. A avaliação é feita periodicamente entre alunos do ensino fundamental que tenham até 15 anos, e indica os avanços ou retrocessos na educação dos membros avaliados. Na Ásia, os países de destaque foram a região de Xangai, na China, a Coreia do Sul, Singapura, Taiwan, Hong Kong e Japão, que ocuparam lugares entre os dez primeiros em cada categoria.

O Japão teve uma melhora em relação a avaliação realizada em 2006, subindo nas categorias de Compreensão de Leitura, Matemática e Ciências. Na Compreensão de Leitura, o país passou da 15ª colocação para a 8ª; na Matemática, passou da 10ª para a 9ª colocação, e nas Ciências, da 6ª para a 5ª colocação. Na média geral, o país ficou em 6º lugar, atrás de Coreia do Sul, Singapura, Finlândia, Hong Kong e Xangai, a primeira em todas as categorias.

Em 2000, o Japão era o 8º em Compreensão de Leitura, caindo para 0 14º (2003) e depois para o 15º(2006), voltando ao 8º neste ano. Em Matemática, o Japão foi o 1º em 2000, caindo para 6º (2003), 10º (2006). Em Ciências, o Japão era o 2º em 2000, repetindo a colocação em 2003 e caindo para 6º (2006).

Os estudantes também foram perguntados sobre o ambiente de estudos em casa, principalmente em relação a itens que possam ajudá-los a ter melhor desempenho escolar. Foi repassada uma lista com 7 itens, contendo acesso à internet, aparelho de dvd, entre outros. Segundo a avaliação, quanto mais itens da lista estiverem presentes em casa, mais alto é o padrão de vida dos pais, o que indica que isso pode influenciar de maneira positiva na vida escolar dos filhos.

Fonte: Mainichi

No Japão, foram escolhidos para o teste  6 mil estudantes.

Anúncios

Tags: , ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: