Hetalia Axis Powers: mangá polêmico pela NewPOP

by

Hetalia Axis Powers é o mais novo lançamento da editora NewPOP. Criado por Hidekaz Himaruya e lançado inicialmente como um quadrinho para internet, a obra fez grande sucesso e foi posteriormente encadernada em volumes em 2008. O título chegou a vender mais de um milhão de cópias no Japão e seu primeiro volume ganhou o posto de o mais vendido nos Estados Unidos.

Hetalia é sinônimo de polêmica no mundo todo e, recentemente, seu animê foi criticado na Coreia do Sul e tirado do ar, enquanto alguns espectadores acusaram a obra de ser racista. O motivo disso tudo é por Hetalia recontar os acontecimentos históricos através da personificação dos países em figuras humanas. E como toda personificação de caráter cômico, algumas características politicamente incorretas são destacadas.

A história de Hetalia inicialmente se foca nas Potências do Eixo (Itália, Alemanha e Japão), especialmente na Itália. Mas, longe de se dedicar somente às batalhas e contos de guerra, a obra explora curiosidades e detalhes que geralmente não aparecem nos livros de história, além de explorar as relações diplomáticas entre países, representado-as como relações emocionais. Hetalia é uma visão original e hilária das guerras e disputas entre as nações do mundo, indo desde o Império Romano chegando até a Segunda Guerra Mundial.

Outro atrativo do mangá é o cuidado do autor em sua pesquisa e a constante preocupação em citar, através de notas explicativas, os fatos históricos em que a história acontece, não sendo necessário saber muito sobre a História do Mundo para entender a obra. Além disso, Hetalia é o primeiro mangá no estilo Yon-koma no Brasil. Yon-koma (ou 4koma) é o nome dado às tiras japonesas, que fundamentalmente funcionam da mesma forma que as ocidentais, com a diferença de serem publicadas em sentido vertical. Embora não muito comum por aqui, esse estilo é muito difundido no Japão.

Hetalia chega agora ao Brasil em seu formato original, incluindo páginas coloridas e extras, traduzido diretamente do original japonês, mantendo o espírito cômico dado pelo autor à obra.

Hetalia Axis Powers – Volume 1 tem 144 páginas, formato 15 x 21 cm e custa R$ 19,90.

Fonte: HQ Maniacs

Tags: ,

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: