Morre Sawako Noma, presidente da Kodansha por 24 anos

by

Morreu neste último dia 30, vítima de insuficiência cardíaca,  Sawako Noma, presidente do grupo Kodansha por 24 anos. A executiva faleceu aos 67 aos, deixando 5 filhos, entre eles Yoshinobu, que assumirá a cadeira da mãe e conduzirá a empresa de agora em diante.

Sawako Noma também estava diretamente envolvida com o live-action de Akira, mangá publicado pela editora Kodansha, sendo a produtora executiva do projeto.

O grupo editorial Kodansha foi fundado em 1911 por Seiji Noma. Em 1941, a companhia foi assumida pela primeira vez por uma,  mulher, a viúva de Seiji, Sae. Com único filho e o marido falecidos, restou a Sae adotar o marido de sua ex-nora como herdeiro, Shoichi Takagi, que adotou o sobrenome Noma para dar continuidade aos negócios. Deixando o cargo em 1981, após várias turbulências com a empresa, Shoichi deixou a empresa nas mãos de seu filho Koremichi, que faleceu em 1987. Entra em cena então Sawako Noma, sua viúva e a segunda mulher a presidir a Kodansha, obtendo êxitos principalmente com a venda de mangás na década de 90 e a premiação de Kenzaburo Oe, autor publicado pela companhia, com o Nobel de Literatura em 1993, premiação que atraiu muitos leitores aos demais títulos da editora.

Fontes: ANN e Funding Universe

Tags: ,

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: