Hoje é aniversário de Katsuhiro Otomo, autor de Akira

by

Neste dia 14 de abril quem aniversaria é o mangaká e diretor Katsuhiro Otomo, autor do clássico Akira, que completa 57 anos de idade.

Katsuhiro Otomo nasceu em 1954  na província de Miyagi, tendo iniciado sua carreira como mangaká em 1973 com a publicação de “Juusei” na antologia ACTION. Posteriormente, o autor faria mais histórias curtas na mesma antologia, retomando em 1979 o trabalho com mangás mais longos, como Fireball (não finalizado) e Domu, que ganhou o Grand Prix de Ficção Científica no Japão em 1983.

No final de 1982, Otomo começou Akira, publicado bimestralmente na Young Magazine  da editora Kodansha. Com o título, que levou pelo menos 8 anos para ser finalizado, Otomo ganhou notoriedade no Japão e no exterior. Em 1988, Akira foi levado às telas do cinema, com direção e roteiro do próprio Otomo, que também será produtor executivo do live-action planejado pela Warner Bros.

Na década de 90, Otomo deixou os mangás um pouco de lado para focar em projetos cinematográficos, seja na direção ou no roteiro. Entre os trabalhos com a participação de Otomo estão os filmes Memories, Steamboy, Metropolis e World Apartment Horror. Otomo ainda trabalhou com Satoshi Kon no filme Perfect Blue.

Fonte: Akira 2019

Tags: , ,

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: