Morre Norio Ohga, ex-presidente da Sony creditado como inventor do CD

by

Norio Ohga

Morreu ontem, aos 81 anos vítima de falência múltipla de órgãos o ex-presidente da Sony Norio Ohga, considerado o inventor do CD. Ele foi presidente da companhia japonesa entre 1982 e 1995, e ajudou a empresa a expandir seus negócios no mundo da música e dos games – ele insistiu nos cd´s como sucessor do vinil e presidiu a Sony quando a empresa lançou o Playstation.

Ex-cantor lírico formado pela Universidade de Belas Artes e Música de Tóquio e pela Universidade das Artes em Berlim, Ohga utilizou sua paixão e seu amplo conhecimento da música clássica para estabelecer os padrões para o cd, insistindo que o produto tivesse 12 cm de diâmetro, correspondente a 75 minutos, duração da Nona Sinfonia de Beethoven. Contratado por Akio Morita e Masaru Ibuka, que queriam saber as razões pelas quais Ohga reclamava das fitas da SonyMesmo, o ex-presidente da Sony largou a carreira de barítono e se tornou um jovem executivo. Ao defender a invenção e o uso do cd na indústria musical, o executivo foi desacreditado por seus pares, sendo defendido por músicos como Stevie Wonder e pelo regente Herbert Von Karajan.

O cd foi lançado no mercado em 1982, superando a venda dos antigos vinis e estabelecendo um novo padrão para a indústria fonográfica.

Fonte: Bigpond News e Veja

Tags: , ,

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: