Pesquisadores japoneses levam Ignobel de Química

by

O grupo de pesquisadores da Universidade Shiga composto por Makoto Imai, Naoki Urushihata, Hideki Tanemura, Yukinobu Tajima, Hideaki Goto, Koichiro Mizoguchi e Junichi Murakami levou o prêmio Ignobel de Química pelo desenvolvimento de um alarme que borrifa wasabi, conhecida raiz forte japonesa, em casos de incêndio e outras emergências. O dispositivo detecta princípios de incêndio e logo espalha o forte aroma de wasabi no ar, alertando pessoas adormecidas e portadores de deficiências auditivas.

O projeto do alarme wasabi começou em 2000, com o intuito de beneficiar principalmente os portadores de deficiências auditivas, já que a grande maioria dos alarmes dispara sons. Com o aroma de wasabi forte no ar, é possível acordar pessoas sem  causar impactos em sua saúde. Alarmes inspirados no estudo são comercializados atualmente por 600 dólares, e dentro de dois anos um novo tipo de alarme mais econômico deverá ganhar o mercado, segundo a equipe.

Os pesquisadores japoneses participaram da cerimônia do 21º Prêmio Ignobel, uma versão bem-humorada do tradicional Nobel, realizada na Universidade Harvard em Cambridge, Massachussets.

Fonte: Mainichi 

Tags: ,

Uma resposta to “Pesquisadores japoneses levam Ignobel de Química”

  1. Pato_Supersonico Says:

    Achei injusto. A pesquisa deles é bem séria e útil.

    Eu mesmo já me perguntei certa vez sobre como deve ser complicado ser deficiente auditivo quando acontece um incêndio noturno. O que é ainda mais grave no caso das pessoas totalmente surdas, que tem dificuldade em pedir por socorro por também serem mudas.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: