66% das escolas públicas japonesas podem adotar judô como arte marcial obrigatória

by

Uma pesquisa feita pelo jornal Yomiuri Shinbum revelou que 66% das escolas públicas japonesas de ensino fundamental pretendem inserir no currículo escolar o judô como arte marcial obrigatória, que poderá ser oferecido a partir do próximo ano letivo japonês, a ser iniciado no mês de abril. A iniciativa foi lançada pelo governo para estimular a valorização dos costumes e das tradições do país, obrigando as escolas a adotarem em seus currículos disciplinas como dança e artes marciais.

Atualmente, 23 das 47 províncias estão se preparando para atender às exigências do governo, capacitando e avaliando os professores que ensinarão as artes marciais. Cada escola ou conselho de educação é responsável por decidir qual arte marcial será obrigatória, optando pelo judô, kendô ou sumô. Se necessário, poderão oferecer ao mesmo tempo aulas de dança.

No total, das 9.800 escolas públicas japonesas, cerca de 6.500 estão favoráveis ao ensino do judô. Cerca de 90% das escolas das províncias de Yamagata, Chiba e Akita deverão ensinar a arte marcial já neste ano. Em 80% das escolas de outras 12 províncias a decisão também é favorável ao judô.

Por outro lado, em menos de 30% das escolas nas províncias de Okinawa, Gifu, Kochi, Tokushima e Saga o judô foi favorável. Em Okinawa, a preferência é pelo ensino do caratê, enquanto que em outras quatro províncias o kendô e demais artes marciais foram as preferidas.

Há uma certa preocupação dos pais japoneses com relação à preparação dos instrutores para o ensino das artes marciais nas escolas do país. Nos últimos 28 anos cerca de 114 alunos sofreram lesões graves durante as aulas, levando as escolas e conselhos escolares a avaliarem as melhores maneiras de testar a experiência dos professores.

 

Tags: ,

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: