Japonês desenvolve cordas para violino feitas com teia de aranha

by

O pesquisador japonês Shigeyoshi Osaki, da Universidade Nara de Medicina, desenvolveu cordas de violino feitas com teias de aranha da espécie nephila maculata. As teias desse aracnídeo, que já foram objeto de estudo do pesquisador em um artigo de 2007 publicado no periódico científico Polymer Journal, serão novamente abordadas em uma futura publicação, no qual Osaki descreverá sua transformação em cordas de violino.

Para obter a quantidade necessária de teia para confecção das cordas, Osaki coletou material proveniente de 300 aranhas Nephila maculata. Cada corda foi composta com quantidades que variavam entre 3 a 5 mil filamentos de teia, torcidos em uma direção, mais outros dois fios torcidos na direção contrária, praticamente sem espaços entre eles. As cordas se mostraram menos suscetíveis às tensões suportadas por uma corda feita de intestino animal, porém são mais resistentes que as cordas de nylon.

Segundo o pesquisador, músicos que utilizaram a corda de teia de aranha notaram um timbre mais suave e favorável para criação de novas músicas.

Fonte: BBC

Tags: , ,

Uma resposta to “Japonês desenvolve cordas para violino feitas com teia de aranha”

  1. Marcel Says:

    Interessante escolha de material e resultados – me pergunto se cordas feitas de fios de seda seriam possíveis e diferenças teriam.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: