Japão conquista 4 medalhas no Mundial de Patinação Artística; Yuzuru Hanyu é destaque

by

O Mundial de Patinação Artística 2012, ocorrido entre os dias 26 a 31 de março em Nice, na França, resultou em 4 medalhas para o Japão em três categorias: pares, feminino e masculino. Nesta última, ocorreu algo inédito para o país, com dois patinadores no pódio. Daisuke Takahashi e Yuzuru Hanyu ficaram respectivamente com as medalhas de prata e de bronze, enquanto o canadense Patrick Chan ficou com o ouro. Takahiko Kozuka, terceiro representante japonês, ficou apenas na 11ª posição.

No feminino, das três participantes japonesas – Mao Asada, Kanako Murakami e Akiko Suzuki – apenas esta última conseguiu um lugar no pódio, conquistando o terceiro lugar, logo após da russa Alena Leonova e da italiana Carolina Kostner, campeã desta edição.  Mao Asada, grande esperança do Japão, ficou apenas na sexta colocação, enquanto Kanako Murakami terminou em quinto. A medalha de bronze coroou o trabalho da veterana Suzuki, que tem 27 anos.

Nos pares, a surpresa ficou por conta da dupla Mervin Tran e Narumi Takahashi, que trouxeram uma medalha inédita para o Japão, ficando atrás da dupla russa Tatiana Volosozhar e Maxim Trankov e da dupla alemã Aliona Savchenko e Robin Szolkowy, que subiu no lugar mais alto do pódio. Mervin Tran, que é canadense e descende de cambojanos e vietnamitas, pensa em obter a cidadania japonesa para poder disputar as Olimpíadas de Inverno de 2012 em Sochi, na Rússia.

Emoção e vaias – a emoção da competição ficou reservada à competição no masculino, conquistada por Patrick Chan. Liderando a competição no programa curto, o canadense se sobressaiu nas notas também no programa longo, mesmo tendo errado em alguns elementos. Antes dele, os japoneses Daisuke e Yuzuru conquistaram a plateia com performances atraentes: Daisuke fez a performance de Blues for Klook arrancando gritos da plateia, e Yuzuru emocionou o público com sua performance de Romeo e Julieta. Durante a cerimônia de premiação, o público francês mostrou a preferência pelos patinadores japoneses e soltou vaias aos juízes e ao patinador Patrick Chan.

O bronze de Yuzuru, que subiu ao pódio em sua estreia no Mundial como sênior, trouxe à tona sua superação. Yuzuru reside em Sendai, umas das regiões mais afetadas pelo terremoto e tsunami do ano passado, e teve de suspender seus treinos por algum tempo devido aos danos em sua casa e no rink de patinação onde ele treinava. As lâminas de seus patins ficaram prejudicadas no momento em que ele e outros patinadores saíram do rink para se proteger do terremoto.

Veja abaixo as apresentações dos medalhistas.

Anúncios

Tags: , , , , , , ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: