Comercial com Namie Amuro provoca polêmica na Nova Zelândia

by

Um comercial da Coke Zero, estrelando a cantora Namie Amuro, provocou polêmica nesta semana. A razão: dois grupos de homens e mulheres dançando,sendo que um deles utiliza o Ka Mate Haka, a dança de guerra da tribo neozelandesa Maori.

No comercial, o grupo das mulheres, liderado por Amuro, fica frente a frente com o grupo masculino, cujos uniformes remetem à seleção neozelandesa de rúgbi, os famosos All Blacks. Enquanto os homens executam a dança de guerra, as mulheres respondem com uma outra coreografia.

Representantes de tribos Maori sentiram-se ofendidos por terem parte de seu costume sendo usado para um comercial, apesar de a agência responsável pela publicidade ter entrado em contato com a embaixada da Nova Zelândia no Japão. Membros da tribo Ngati Toa, à qual pertence o Ka Mate Haka, desaprovaram o uso inapropriado de suas tradições.

O Ka Mate Haka é executado em todos os jogos de rúgbi da seleção da Nova Zelândia, sendo originalmente uma dança que prepara todos os guerreiros para as batalhas.

Fonte: Breitbart

Tags: , , , , ,

2 Respostas to “Comercial com Namie Amuro provoca polêmica na Nova Zelândia”

  1. alinekax Says:

    Esse pessoal que se leva muito a sério é uma desgraça. Não conheço a dança original, mas não achei nada ofensivo o comercial, pelo contrário, ficou legal pra caramba e é uma forma de difundir a cultura.

    Isso seria como, sei lá, o Japão proibir o uso de pessoas fazendo cerimônia do chá em propagandas, já que é uma tradição. -.-

  2. Rafaela Says:

    Mas a propaganda ficou tão legal. Fora que realmente não tem nada de ofensivo nela –‘

Deixe um comentário