Japão bane o game Fat Princess

by

Muitos se espantaram com o recente comunicado do banimento do jogo Fat Princess no Japão. E o espanto foi ainda maior quando descobriram que não, não foi por conta do alto nível de violência e sangue do jogo. Foi simplesmente porque os personagens têm quatro dedos.

Pode parecer um motivo bobo para nós, ocidentais, mas a questão dos quatro dedos é um verdadeiro tabu no Japão. Isso porque antigamente, no período Edo, pessoas que nasciam com apenas quatro dedos eram banidas da sociedade e marginalizadas – por vezes, com toda a sua família. Assim, em prol de não reviverem mais este passado discriminatório, instaurou-se este tabu.

O caso de Fat Princess não foi o primeiro. Um exemplo famoso pode ser visto em Dragon Ball , no personagem Piccolo – no mangá, ele tem quatro dedos. No entanto, no animê, colocaram mais um dedo no guerreiro pelas mesmas razões.

Outro exemplo famoso é a edição da capa do jogo Left 4 Dead, onde a mão que parece ter quatro dedos foi editada na versão japonesa para dar a impressão de que tem cinco dedos (veja as imagens no Sankaku Complex).

O game Fat Princess seria lançado para PS3 no Japão com o nome de Pocchari Princess. Ainda, é uma ironia pensando pelo lado que o jogo abusa do visual moe, certamente inspirado na terra do sol nascente. Assista o trailer abaixo:

 

 

Fonte: Jbox

Tags: , , ,

Deixe um comentário