Cobertura: Encontro Nacional de Cultura POP Japonesa de Mato Grosso

by

Quase 400 pessoas transitaram pelos corredores do Cine Teatro Cuiabá, domingo passado, 26 de julho. O local foi palco de um evento um tanto quanto peculiar em comparação aos que seu público convencional está habituado: o primeiro Encontro Nacional de Cultura POP Japonesa de Mato Grosso, que contou com diversas atrações, como exibições de audiovisual, show e concursos.

Leia abaixo e saiba tudo o que rolou no evento!

Estandes

No piso superior do Cine Teatro Cuiabá, ficou localizado um pequeno comércio formado por estandes onde se podia adquirir diversos produtos relacionados à cultura japonesa como mangás, camisetas, acessórios, desenhos, bottons e muito mais.

O movimento nessas lojinhas em miniatura foi intenso e gerou um resultado bastante positivo: cerca de mil reais circularam através das vendas dos estandes – valor que ultrapassou o esperado.

Mostra audiovisual

A animação sul coreana OSEAM principiou o encontro com emoção. O longa-metragem foi vencedor de vários prêmios internacionais e certamente cativou o público.

Concurso de Anime-kê


Logo em seguida, deu-se o concurso de anime-kê. Os participantes, previamente inscritos, apresentaram suas canções prediletas perante todo o público e um corpo especializado de jurados, concorrendo assim a um prêmio de 100 reais mais um item da loja Akhai Presentes também no valor de 100 reais. No total, foram seis apresentações, sendo uma delas em dupla.

Apesar de algumas falhas técnicas antes das apresentações, o concurso se deu de maneira positiva e cada um dos participantes teve a oportunidade de expor ao público suas habilidades musicais.

A premiação do concurso de anime-kê se deu juntamente com a do concurso de cosplays (leia abaixo) e o grande vencedor foi Bruno Macário, que cantou a canção do animê Digimon, Brave Heart, e levou o prêmio de 100 reais e ainda uma espada japonesa cedida pela Akhai Presentes.

A Japan Pop Cuiabá realizou uma entrevista exclusiva com o campeão Bruno Macário – assista abaixo:

Os vídeos das apresentações estão disponíveis no canal do Japan Pop Cuiabá no Youtube. Clique aqui e acesse a lista de reprodução do concurso de anime-kê. Você também pode clicar nas fotos abaixo e ir direto para cada uma das apresentações.

Concurso de Cosplay

Após o concurso de anime-kê, sucedeu-se uma breve pausa. Em seguida, foi a vez dos cosplayers entrarem em cena. Estima-se que, na plateia, havia mais de 50 pessoas caracterizadas. No entanto, ocorreram apenas 11 apresentações no concurso em si – três delas na categoria grupo.

Abaixo você pode ter uma visão geral do concurso: nas tabelas, você confere, por ordem de classificação, quem foram os participantes, personagens/série e pontuação final de cada candidato. Clique nos links para acessar o vídeo de cada uma das apresentações.

Individual

Numero Nome Personagem/Origem Nota

03

Marco Aurélio D. Campos Makoto Shishio/Ruroni Kenshin

26,5

01

Raisa G. Cassimiro Sakura/Card Captor Sakura

26,5

06

Alice de Araujo Hinata/Naruto

25

10

Vitória Antunes Alice/Pandora Hearts

24,5

09

Sonia dos Santos Vargas Yuki Cross/Vampire Knight

24

04

Greice L. Rodrigues Neves Chii/Cobits

20,5

11

Aron Daniel Lopes Reborn/Katekyo Hitman Reborn

20,5

05

Tatiana Karuanishi Akito/Air Gear

20


Grupo

Numero Nome Personagem/Origem Nota

02

Bruno Silva Macário Luffy

24,5

08

Suliane e Aline Guren/Kyuubi

19,5

07

Mariana Tiemi / Stephanie Mio Akiyama/K-ON

19

Como se pode observar, Marco Aurélio “Gome”  Campos foi o grande vencedor da primeira edição do concurso de cosplay do Encontro Nacional de Cultura POP Japonesa. Ele levou para casa o grande prêmio de mil reais.

Confira abaixo a entrevista exclusiva que o cosplayer Marco Aurélio cedeu ao Japan Pop Cuiabá.

Show da banda Akai Me


Após a premiação dos concursos e uma breve pausa, teve início o show da banda de j-music Akai Me, de Campo Grande/MS.

Com um visual inspirado em personagens originais, criados pelos próprios membros da banda, o grupo Akai Me realizou um espetáculo para ninguém botar defeito. A banda é composta por Faux (vocal e guitarra), Jack Oldwest (guitarra), Zetsu (baixo) e Dead Klown (Bateria). Com exceção do Jack Oldwest, todos os integrantes usam máscaras no palco.

O repertório da Akai Me estava recheado de referências à cultura pop japonesa, incluindo covers de rock japonês, de temas de animês, de temas de jogos, de temas de tokusatsu e mesmo músicas de autoria própria da banda.

A lista com as músicas tocadas no evento pode ser conferida abaixo. Clique nos links e assista flashes do show.

Músicas de autoria própria:

  • Anseio
  • Ruínas
  • Perdido na Noite
  • Corrida do Amanhã

Temas de animês, jogos, tokusatsu e covers:

Após o show, a Japan Pop Cuiabá teve o privilégio de entrevistar pessoalmente a banda. Com muito carisma e bom-humor o grupo falou sobre sua formação, seu repertório, seu visual e a impressão que Cuiabá deixou para o grupo. Confira o resultado da entrevista:

Entre em contato com a banda:

Myspace
Twitter
Comunidade no Orkut

Conclusão

A primeira edição (de muitas, esperamos!) do Encontro Nacional de Cultura POP Japonesa de Mato Grosso foi um grande passo em prol do avanço da cultura pop japonesa em Cuiabá e em todo o Estado.

O encontro contou com uma grande diversidade de atrações em um único dia, incluindo exibição audiovisual, concursos de cosplay e anime-kê, estandes e o show da banda trazida diretamente de outro Estado.

Pôde-se perceber o empenho de toda a equipe da organização para promover o melhor evento possível, inovando nos mais diversos aspectos no patamar regional. E isso, consequentemente, trouxe um maior público. Tanto é verdade que até mesmo pessoas de outras cidades compareceram ao evento.

É bem verdade que falhas técnicas aconteceram, mas, certamente, contribuíram para o enriquecimento do evento, uma vez que serviram de aprendizado para próximas edições.

Finalmente, podemos concluir que o evento foi extremamente positivo, promovendo a interação entre entusiastas da cultura pop japonesa e trazendo com maior ênfase esta realidade para o Estado. Que venham os próximos!

Agradecimentos

Este evento foi realizado pela Animesul/MT com o apoio da Secretaria de Estado de Cultura, Japan Pop Cuiabá, Animes Fusion, Aliança Project, Akhai Presentes, DOmine e Banda Akai Me.

Agradecimentos especiais do Japan Pop Cuiabá ao Diogo Almeida, que não faz parte da equipe do site, mas ainda assim contribuiu com a cobertura na captação de imagens do evento. Ainda agradecemos a simpatia e paciência do organizador Vicente de Albuquerque, de todos os entrevistados (Bruno Macário, Marco Aurélio Campos e banda Akai Me) e da equipe do Cine Teatro Cuiabá.

Fotos, vídeos e dados

Fotos: Flickr | Orkut

Vídeos: Japan Pop TV

Dados cedidos pela organização

Público circulante: Por volta de 400 pessoas
Inscritos no concurso de anime-kê:  7
Inscritos no concurso de Cosplay:  13
Dinheiro movimentado nas estandes: Por volta de mil reais

Tags: , , , , , , , , , , , ,

12 Respostas to “Cobertura: Encontro Nacional de Cultura POP Japonesa de Mato Grosso”

  1. biinhukun Says:

    Gostei da cobertura ❤

  2. Gome Says:

    Ae! finalmente saiu!!! rs
    gostei da cobertura, bacana, continuem assim!

  3. David Says:

    A cobertura foi ótima… o evento é que faltou muuuuita organização!

  4. felipe martins Says:

    Cara bem legal ‘-‘

  5. yan Says:

    Gostei do evento, mas faltou coisas pra fazer lá
    E ainda por cima passei fome D:

  6. .Shii Says:

    parabéns pela cobertura! \o\
    valeu a pena esperar, porque ela ficou muito boa (:
    tomara que tenhamos muitos e muitos eventos como este.

    e o dia que acharem um deles que não tenha alguma mínima falha na organização, ou então encontrarem um teatro que se possa comer/beber dentro, me avisem 😉

  7. guga Says:

    muito legal!

  8. gabriboy Says:

    cara eu to loko pra saber se rola ou nao capeonatos de pokémon
    q eu cheguei em cuiaba e nao conheço ninguem e to loko pra jogar
    com alguem valeu ae

  9. Jimi Says:

    ola… gostaria de saber se tem previsao de data para a proxima edição…
    eu estou montando um grupo aki em sinop para ir prestigiar o evento…
    desde ja obrigado…^^

    • Lali Says:

      Oi, Jimi!
      Ainda não nos foi nenhuma informação a respeito, mas logo que soubermos divulgaremos por aqui, ok? Parabéns pela iniciativa.

  10. Confirmado! 2º Encontro Nacional de Cultura Pop Japonesa em Mato Grosso « Japan Pop Cuiabá Says:

    […] julho de 2009, o Encontro Nacional de Cultura Pop Japonesa em Mato Grosso, carinhosamente apelidado de ENCPJ, abalou Cuiabá e foi um sucesso. O Japan Pop Cuiabá, […]

  11. Yattaaa! Drops News - 2º ENCPJ/MT Confirmado. | Yattaaa! Says:

    […] julho de 2009, o Encontro Nacional de Cultura Pop Japonesa em Mato Grosso, carinhosamente apelidado de ENCPJ, abalou Cuiabá e foi um sucesso. O JPC, inclusive, fez a […]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: