Portal de Ken Akamatsu planeja disponibilizar doujinshis; Love Hina em japonês já disponível para download legal

by

O portal de conteúdo digital gratuito de Ken Akamatsu, o J-Comi, foi lançado em versão beta nesta sexta-feira. Aproveitando a ocasião, o autor de Love Hina expressou seu desejo de distribuir legalmente via J-Comi os doujinshis, trabalhos independentes feitos por fãs e que fazem parte da cultura otaku.

J-Comi traz download legal dos volumes de Love Hina

Para Akamatsu, os autores de doujinshis – chamados de doujinka –  poderiam obter permissão dos autores originais de mangás para poder fazer paródias em cima de histórias e personagens e, com isso, tornar a atividade totalmente legal. Não há no Japão leis que regulamentem  a paródia ou obras derivadas de outros trabalhos já existentes ou mesmo a comercialização desses doujinshis, feita de maneira aberta no evento Comic Market.

Akamatsu sugeriu que doujinshis pudessem inserir publicidade em suas páginas, e que toda a receita proveniente dessa venda de espaço pudesse ser dividida entre doujinkas e mangakás das obras parodiadas.

O autor também falou sobre o fato de que os doujinshis, assim como os mangás pertencentes a grandes editoras, também sofrem com a distribuição não autorizada de scans. Se os autores originais de obras parodiadas dessem aval para a produção de um doujinshi, os doujinka também poderiam reivindicar violações de direito autoral.

O J-Comi traz, em caráter de experiência, os 14 volumes japoneses de Love Hina em formato digital. Todos os volumes ficarão disponíveis por pelo menos um mês para apreciação dos leitores, que verão também pelo menos 6 páginas de anúncios em cada volume.

Saiba mais sobre o J Comi no Twitter e no blog de Ken Akamatsu.

Fonte: Anime News Network

Anúncios

Tags: , , , ,

Uma resposta to “Portal de Ken Akamatsu planeja disponibilizar doujinshis; Love Hina em japonês já disponível para download legal”

  1. Julian Fisch Says:

    Gostei da iniciativa do Akamatsu. Não só por disponibilizar gratuitamente todos os volumes de uma de suas obras, mas também pelo interesse em estreitar as relações entre doujinkas e mangakas.

    Torço para que esse portal seja um sucesso e que a distribuição de doujinshis (se realmente ocorrer) seja feita da mesma maneira de Love Hina: livre para usuários de qualquer lugar do mundo.

    Até pago, se precisar.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: